Após dias de calor intenso em Mato Grosso, a meteorologia alerta para a chegada de uma frente fria que pode mudar o cenário climático, a partir desta semana.
O sistema, que marca transição do inverno para a primavera, avança sobre a região Sul do Brasil e pode causar instabilidades no Centro-Oeste, com previsão de queda nas temperaturas, ventos fortes e possibilidade de chuvas.
Segundo a Climatempo, o encontro entre o ar quente que ainda predomina e a massa de ar frio pode provocar chuvas fortes, rajadas de vento e eventual queda de granizo, além de riscos como queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
A situação exige atenção redobrada da população e o acompanhamento de alertas da Defesa Civil.
Para este domingo (21), a previsão indica céu nublado em algumas áreas, possibilidade de chuvas isoladas e temperaturas ainda altas.
A máxima em Cuiabá deve ficar em torno de 36 °C, com mínima de 26 °C. Em Chapada dos Guimarães, a mínima prevista é de 24 °C, com máxima de 34 °C.
Em Sinop, há previsão de 58% de chances de chuva a qualquer momento e as temperaturas variam entre 22 °C e 31 °C. Em Rondonópolis, o calor continua forte, com máxima prevista de 36 °C e mínima em torno de 24 °C.
Na segunda-feira (22), o impacto da frente fria deve começar a influenciar do clima em Mato Grosso, com chuvas e temperaturas abaixo da média para o mês de setembro. O ar frio também deve aumentar a sensação de frio nas primeiras horas da manhã e no período da noite.